Saiba como o esporte pode se tornar uma chave para o desenvolvimento social e melhorar a vida de crianças e de jovens

A declaração da ONU sobre direito ao desenvolvimento é clara: “o desenvolvimento é um processo abrangente, econômico, social, cultural e político, que visa a melhoria constante do bem-estar de toda a população e de todos os indivíduos com base em seus ativos livres e a participação significativa no desenvolvimento e distribuição justa de benefícios aos mesmos”.  Isso significa que o foco da sociedade deve ser nas pessoas e é essencial criar um ambiente no qual os indivíduos possam desenvolver seus potenciais, produzir e criar, de acordo com a necessidade. O coletivo e o individual caminham juntos na construção da vida, das relações e do futuro.

Futebol é muito mais que um jogo_4

Cada vez mais, o futebol tem sido reconhecido em políticas internacionais como um componente importante no desenvolvimento de crianças e de jovens. Aproveitar a paixão que esse esporte causa nas pessoas para melhorar a vida delas e da sociedade em geral é uma prática que acontece em vários lugares do mundo e tem demonstrado resultados convincentes. O trabalho de organizações sociais, como as que fazem parte da rede global da streetfootballworld (saiba mais em www.sfw.org.br), contribui muito para que as realidades locais melhorem, o respeito se torne algo inerente nas relações, o preconceito seja reduzido e a igualdade de gênero seja respeitada. E tudo isso se inicia em uma partida de futebol.

Futebol é muito mais que um jogo_2

De uma maneira geral, o futebol é visto em quatro principais dimensões: como prática esportiva, de recreação e lazer; como direito; como entretenimento; e como ferramenta. Quando a prática esportiva – o futebol no caso – se associa com uma intencionalidade educativa e com uma organização de base comunitária pode se afirmar que se torna uma ferramenta com potencial de transformação social, que vai além da prática esportiva. O esporte deixa assim de ser um fim em si mesmo e se transforma em um elemento catalisador para a construção de capital social, para a mobilização social e para a educação. Não se trata de atrair os jovens e segurá-los dentro de um programa social, mas de abrir as portas da consciência para a transformação em suas comunidades.

Futebol é muito mais que um jogo

No Brasil, a Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento é a maior rede nacional de organizações que utilizam o futebol como ferramenta para o desenvolvimento.

Mais de 150.000 crianças e jovens são beneficiados pelo trabalho dessas instituições. Para saber mais, visite www.comunidadedeaprendizagem.org.br

Leave a Comment